Bem vindo a mais um destino de férias paradisíaco!!
Esta semana vamos até às ilhas gregas... mais propriamente à bela Milos !
Milos é a ilha mais a sudoeste das Cíclades ( Ciclades significa "circular" Este grupo de ilhas fica no sul do mar Egeu. O seu nome indica que formam um círculo à volta da ilha sagrada de Delos.) e estás situada a 120 km a leste da costa da Lacónia ( é uma unidade regional da Grécia, localizada na região do Peloponeso ( extensa península a sul da Grécia) cuja capital é a cidade histórica de Esparta.
De leste a oeste mede aproximadamente 23 km e, de norte a sul, 13 km, com uma área aproximada de 150,6 km². A maior parte da ilha é montanhosa, tendo como ponto culminante o Monte Profeta Elias (Profitis Elias), com 774 m, situado no oeste da ilha.
A ilha tem origem vulcânica e encontram-se fontes de água sulfurosa em alguns pontos da ilha.Tem um porto natural, com profundidade que varia de 130 a 55 metros, e um istmo (Um istmo é uma porção de terra estreita cercada por água em dois lados e que conecta duas grandes extensões de terra ) de cerca de 18 km.
A ilha é composta por praias de tirar a respiração coma sua beleza digna dos Deuses do Olimpo , com formações rochosas de beleza intrigante!
A população atual ronda as 4500 pessoas, e é muito menor do que a que existia em 1907 (na época, 4864 habitantes na comuna, e 12 774 na província).
É muito conhecida por seus numerosos tipos de escorpiões... e claro pela Vénus de Milos!
A ilha de Milos ficou famosa por lá ter sido encontrada uma estátua de Afrodite , ou Vénus apelidada de "Vénus de Milo", que hoje se encontra no Museu do Louvre), assim também dos deuses Asclépio
( no Museu Britânico), de Poseidon ou Neptuno e de um antigo Apolo, hoje em Atenas.
A ilha é recatada, mas oferece zonas de diversão e boa gastronomia.
O município de Milos também inclui as ilhas desabitadas de Antimilos e Akradies. O total de área das três ilhas é 160,147 km² .
À noite o cenário idílico remete-nos para outra dimensão, e faz-nos imaginar se de facto este " chão" não fora mesmo outrora pisado por Deuses...
Milos tem alguns museus arqueológicos , igrejas e ruínas cristãs ...
e agora a gastronomia....
A salada grega ou em grego χωριάτικη σαλάτα - significa "salada campestre"- é uma salada tradicional com os ingredientes característicos do país. A salada original é feita com tomate, pepino, pimento e cebola vermelha, temperada com sal, pimenta-preta, orégão e azeite. A tudo isto juntam-se pedaços de queijo feta, alcaparras e azeitonas kalamata. A alface, apesar do que pensa a maioria das pessoas, é muito rara na salada grega. Há uma variante da salada que se denomina μαρούλι, "alface" em vez de "salada" e é muito diferente: consiste em alface, cebolinha-verde, e endro fresco, tudo regado com azeite e vinagre ou sumo de limão.
então e o iogurte "grego"?
O iogurte grego é um tipo de iogurte muito conhecido pela sua textura cremosa. A sua espessura deve-se a passos extra na sua produção. Possui uma textura semelhante à das natas, sendo um excelente substituto.
O iogurte grego típico, produzido na Grécia, utiliza leite – tanto de vaca como de ovelha. Os melhores resultados são conseguidos quando, na sua produção, se utiliza leite gordo ou uma combinação de leite gordo e natas.
O iogurte grego é um ingrediente fundamental para qualquer molho de iogurte, tão apreciado pelos gregos e a ganhar popularidade por todo o mundo.
Para fecharmos o nosso post , relembramos que na 5a feira teremos a nossa emissão online em 100.6 Nazaré Fm, e que para além de referirmos o nosso destino teremos também músicas deste país encantador!
até breve
Boa Viagem!!
TR
Fontes: Web/Youtube/Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário