quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Memory Card Week 4 - República da Irlanda & Escócia

Olá Amigos,

estamos prestes a terminar este nosso mês dedicado às "viagens" ...

Escolhemos para terminar em "Grande" dois destinos únicos...

República da Irlanda e Escócia !!


Irlanda oficialmente República da Irlanda  é um Estado soberano da Europa que ocupa cerca de cinco sextos da ilha homónima. É uma república constitucional governada como uma democracia parlamentar, com um presidente eleito servir como chefe de Estado. Considerada um país desenvolvido, a Irlanda tem o décimo primeiro maior Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) do mundo, além de ótimas classificações em índices que medem o grau de democracia e liberdades como a de imprensaeconómica e política. Além da União Europeia (UE), a Irlanda também é membro do Conselho da Europa, daOrganização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e das Organização das Nações Unidas (ONU). Sua capital é Dublin e sua população é estimada em 4,58 milhões de habitantes.

ilha da Irlanda tem uma extensão de mais 84 421 km², dos quais cinco sextos pertencem à República, constituindo o restante a Irlanda do Norte. É banhada a oeste pelo oceano Atlântico, a nordeste pelo canal do Norte, a leste pelo mar da Irlanda e a sudeste e sul pelo canal de São Jorge e pelo mar Céltico.

O clima temperado da ilha é modificado pela corrente do Atlântico Norte e é relativamente suave. Os verões raramente são muito quentes, faz frio no inverno, algumas vezes chega a nevar. A precipitação é muito comum, com até 275 dias de chuva por ano em algumas partes do país.
As cidades principais são a capital, Dublin, na costa oriental, Cork no sul, Galway e Limerick na costa ocidental e Waterford na costa sueste .


rio Shannon, na Irlanda, é o mais extenso das ilhas Britânicas. O Shannon, importante via de navegação, nasce no noroeste da Irlanda e percorre 360 km para o sudoeste, até alcançar o oceano Atlântico.A maioria dos lagos da Irlanda fica no oeste. Os lagos são chamados loughs (pronúncia lacs) em gaélico. O rio Shannon forma vários lagos, como o lough Derg e o lough Ree, ambos no centro-oeste da Irlanda. Os lagos de Killarney, no sudoeste, são famosos pela beleza.

Irlanda é conhecida como A Ilha Esmeralda devido à predominância de vegetação verde em praticamente todo o território.relevo da Irlanda apresenta três características principais: planícies, montanhas e costas.A Irlanda tem um clima húmido e ameno. As temperaturas médias são de 4°C no inverno e 16°C no verão, aproximadamente. O clima sofre grandemente a influência da corrente do Golfo, uma corrente oceânica quente que sobe do equador e passa pelas ilhas Britânicas. No inverno, ventos do oeste, soprando por cima das águas, ajudam a manter amena a temperatura.

Quase toda a vida animal e a vegetação da ilha provêm de migrações posteriores às glaciações, originárias do norte da Europa. A vegetação natural predominante é de árvores de folhas perenes, como carvalhos e faias. São abundantes os bosques de coníferas, introduzidas pelo homem.
Não é grande a variedade de espécies animais, e só aves e dois tipos de pequenos roedores, inclusive os coelhos e os esquilos, além de um tipo de lagarto, são nativos. Não há cobras, o que, segundo antiga lenda, se deve à intervenção milagrosa de são Patrício, padroeiro da ilha. ( 1)
Quem é Saint Patrick. o padroeiro da Ilha ?
A 17 de março, celebra-se o dia do santo padroeiro da Irlanda, Saint Patrick, conhecido por ter levado a religião católica ao país. A data é muito importante para os irlandeses e seus descendentes, que comemoram o ‘Dia de São Patrício’ em todo o mundo.
Patrick foi escravizado aos 16 anos e conseguiu escapar, seis anos mais tarde. Foi quando iniciou a vida religiosa, retornou à ilha de onde havia fugido, para pregar o Evangelho, e converteu centenas de pessoas ao catolicismo. Foi bispo, espalhou a fé cristã e fundou mais de 300 igrejas na Irlanda.
O dia 17, supostamente, é o da morte do padroeiro católico.  As comemorações acontecem há mais de mil anos e a data tem vários ‘apelidos’, como St. Paddy’s Day ou somente Paddy’s Day, além do oficial, Saint Patrick’s Day .As homenagens ao padroeiro são marcadas por festas com muita cor verde, música, comidas e bebidas típicas. O primeiro “St. Patrick’s Festival” foi realizado em 1996. A partir de 2006, as comemorações passaram a durar cinco dias, na Irlanda.
(1) Diz-se que expulsou as cobras de todas as partes do território. A harpa, que aparece na crista da província de Leinster e o trevo de três folhas, também são identificados como símbolos da Irlanda. O trevo de três folhas é um símbolo do país, porque é dito que São Patrício o utilizou para explicar a Santíssima Trindade. A cor verde também é a cor mais associada à Irlanda, e está presente na bandeira nacional representando os cristãos da Irlanda.


A St. Patrick’s Cathedral é a mais longa igreja medieval da Irlanda e foi fundada ao lado do poço onde dizem que St. Patrick batizava os locais convertidos ao catolicismo por volta do ano 450.

Ao lado da catedral há o St. Patrick’s Park e lá uma pedra com uma cruz esculpida foi encontrada cobrindo o local do poço, e é claro, hoje ela está bem guardada dentro da catedral.

A igreja original era somente uma capela de madeira que foi reformada pelo arcebispo John Comyn em 1192 e ganhou paredes de pedra.


A construção atual foi feita entre 1254 e 1270 e passou por períodos difíceis, incluindo negligência e até um incêndio e finalmente foi restaurada por Sir Benjamin Guinness em 1860.


Ao longo do tempo a St. Patrick’s Cathedral se tornou uma igreja do povo e hoje ela é catedral nacional da Igreja Protestante da Irlanda.

O interior da catedral é bem decorado e em algumas áreas bem colorido…
incluindo delicados e curiosos detalhes no piso…

A St. Patrick’s Cathedral também atrai muitos visitantes por abrigar objetos de Jonathan Swift, famoso escritor satírico irlandês conhecido pelo livro “As Viagens de Gulliver” e também por ter sido o Deão da catedral.
Newgrange é uma tumba do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, no Condado de Meath, na Irlanda, um dos mais famosos sítios pré-históricos do mundo e o mais famoso da Irlanda. Newgrange foi construído de modo que, ao nascer do sol do dia mais curto do ano (solstício de inverno), um fino raio de sol ilumina por pouco tempo o piso da câmara no final de um longo corredor.

Foi construída por volta de 3200 AC, durante o período Neolítico, o que o faz mais antigo do que Stonehenge e as pirâmides do Egito.
Newgrange parece ter sido usada principalmente como uma tumba. Foram encontrados restos humanos cremados de cinco indivíduos. O sol parece ter sido um importante elemento nas crenças religiosas do Neolítico
O alinhamento solar em Newgrange é ainda muito preciso se comparado a outros fenômenos, tais como o que acontece nas Ilhas Órcades, perto da costa de Escócia.
De acordo com a Mitologia irlandesa, Newgrange era um dos Sídhes (montes) onde Tuatha Dé Danann vivia. Foi construído pelo deus Dagda. De acordo com a lenda, o herói Cú Chulainn nasceu lá. Contudo, a maioria dos ciclos místicos associados com Newgrange datam da era Céltica da mitologia e da História da Irlanda.

Curiosidades Gastronómicas....
Dry stout ou Irish stout é uma cerveja bem escura feita com malte assado ou cevada assada. Quando apareceu a cerveja clara, o stout perdeu mercado em todo o mundo, mas não na Irlanda. Hoje temos 3 grandes cervejarias na Irlanda:Guinness,Murphy’s ,Beamish.
Guinness é uma cerveja escura originária da cervejaria Arthur Guinness’s St. James Gate em Dublin. É uma das mais prósperas marcas de cervejas no mundo. O típico sabor da cerveja é influenciado pela cevada assada sem fermentação.
Irish stew (Guisado): um prato comum de vegetais, carne, aves ou mariscos, cozidos num caldo. A diferença entre sopa e stew é muito ténue. O ensopado é menos liquido que a sopa e serve-se como prato principal e não como entrada.
Porridge: um prato bem simples, feito com aveia (normalmente esmagada) ou outro cereais, cozido na água, leite ou numa mistura de água e leite.
Irish breakfast: o café de manhã irlandês é volumoso e pesado: lingüiça de porco, bacon em fatias, ovos, black pudding, cogumelos, white pudding, chá ou café, torrada ousoda bread.
Irish Whiskey: a diferença começa na escrita, a palavra whiskey, com um “e”, na Escócia está escrito “whisky”. O nome vem duma palavra irlandesa significando “água da vida”. Temos vários tipos de whiskey’s na Irlanda:Single Malt, 100% cevada preparada com malt,Pure Pot Still, uma mistura de cevada preparada com ou sem malt,Blended Whiskey, mistura de cevada preparada com malte e outras cereais como milho ou trigo.
Irish coffee: o café irlandês clássico compreende: café quente, whiskey irlandês e açúcar com creme batido em cima, servido no copo.
Baileys Irish Cream: é um licor de R.J. Bailey & Co de Dublin. Baileys é feito do whiskey irlandês junto com nata e com um sabor suave e doce de café, amêndoa, avelã e noz moscada.
Ulster fry: o típico Ulster fry consiste em bacon, ovos, salsichas (suínas ou bovinas), soda bread, pão de batata e tomates. Outros componentes podem ser incluídos como cogumelos, feijões assados, pão de trigo e panquecas. Tudo isso é tradicionalmente frito na banha. O prato tem o apelido de "ataque do coração" e por isso, muita gente hoje já está grelhando em vez de fritar ou utiliza óleo vegetal em vez da banha. Este prato não é só comido  de manhã, mas também como lanche ou jantar.
Soda bread: utiliza-se bicabornato de sódio. Os ingredientes são: farinha, bicarbonato de sódio, sal e nata coalhada. Outros ingredientes podem ser juntados, como uva seca ou vários tipos de nozes. O soda bread só se conserva durante 2 ou 3 dias. É melhor comer quente ou tostado.

para mais informação ou receitas visitem o link: http://culinarianomundo.blogspot.pt

Escócia é uma das nações que integram o Reino Unido.


 Ocupa o terço setentrional da ilha da Grã-Bretanha, limita com a Inglaterra ao sul e é banhada pelo Mar do Norte a leste, pelo Oceano Atlântico a norte e oeste e pelo Canal do Norte e pelo Mar da Irlanda a sudoeste. Para lá da parte da Grã-Bretanha, o território escocês inclui mais de 790 ilhas. O mar territorial adjacente no Atlântico Norte e no Mar do Norte contém as maiores reservas de petróleo da União Europeia.
 A capital Edimburgo é um dos maiores centros financeiros europeus.

O Reino da Escócia foi um Estado independente até 1 de maio de 1707 quando os Atos de União formalizaram uma união política com o Reino da Inglaterra, de modo a criar o Reino Unido da Grã-Bretanha. A Escócia continua a ter Estado e jurisdição separados para fins de direito internacional. O direito e o sistema de ensino escoceses, bem como a Igreja da Escócia, têm permitido a continuação da cultura e da identidade nacional escocesas desde a união.

Monumento a William Wallace

A história escrita da Escócia começa, em linhas gerais, com a ocupação do sul e do centro da Grã-Bretanha pelo Império Romano, território transformado na província romana da Britânia e que equivale atualmente à Inglaterra e ao País de Gales. O norte da ilha, conhecido como Caledônia e habitado pela tribo celta dos pictos, não foi conquistado pelos romanos. Segundo a tradição, o Reino da Escócia foi fundado em 843, quando Kenneth I se tornou rei das tribos dos pictos e das tribos dos escotos.
A conquista normanda da Inglaterra em 1066 e a ascensão ao trono de Davi Ipermitiram a introdução do feudalismo na Escócia e um maior relacionamento comercial com a Europa. Ao final do século XIII, diversas famílias normandas e anglo-saxãs haviam recebido terras escocesas. A primeira sessão do Parlamento escocês foi realizada naquele período.
Uma disputa pelo trono permitiu que Eduardo I da Inglaterra tentasse coroar um fantoche seu como rei da Escócia. A resistência escocesa, liderada por William Wallace e Andrew Moray e, mais tarde, por Robert Bruce, fez com que este fosse coroado rei da Escócia em março de 1306 e saísse vitorioso na batalha de Bannockburn, contra os ingleses, em 1314. Uma Segunda Guerra de Independência Escocesa eclodiu no período 1332-1357, quando Edward Balliol tentou tomar o poder com o apoio do monarca inglês. O quadro político escocês voltou a estabilizar-se com a emergência daCasa de Stuart nos anos 1370.

quem não se lembra do fabuloso " BraveHeart" e de Mel Gibson homenageando William Wallace ?

bom recordar esta composição de James Horner....

.....e bom foi também ter viajado por estes destinos maravilhosos na vossa companhia!!

Fasnhion Chords vai voltar ao seu formato habitual na próxima semana!!

Fiquem bem! 
xo xo xo




Fontes: web/sites oficiais

Sem comentários:

Enviar um comentário