Mais um " Memory Card" dedicado a um destino excepcional!
Esta semana vamos até Praga, capital da República Checa.
"Praga é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Vltava. Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. Importante também como núcleo de transportes e comunicações, é o principal centro económico e industrial da República Checa.
Situada na Boémia central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do rio Vltava, pouco antes de sua confluência com o rio Elba. O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda (oriental) do Vltava.
Praga tem uma área de 496 km² e uma população de 1 237 893 habitantes ( 2009), perfazendo uma densidade demográfica de 2357,07 hab./km². Pelas estatísticas de emprego deduz-se que cerca de 300 000 pessoas ali trabalham sem no entanto serem residentes, morando em cidades de porte menor vizinhas ou próximas à capital checa, formando, dessa forma sua região metropolitana, o maior aglomerado urbano do país."
( in Wikipédia)
O seu centro Histórico foi considerado Património Mundial pela Unesco.Existe tanto para visitar e conhecer nesta "pérola da Europa Central" que não nos chegariam 7 dias da semana para vos dar a conhecer as maravilhas que esta cidade contém, por isso mesmo, deixamos o link de um dos mais completos sítios online com informações acerca de Praga. É o visitar-praga.com.pt .
É uma espécie de " Guia Alternativo de Praga" e aqui podem ficar a saber tudo, e digo mesmo tudo acerca da bela cidade...
O texto introdutório deixa-nos antever um pouco dessas maravilhas...visitem basta clicar no link...
http://www.visitar-praga.com.pt
"Praga é uma das cidades mais visitadas do mundo, logo não será de admirar que existam centenas de guias turísticos sobre esta pérola da Europa Central. É por essa razão que a prioridade nestas páginas é dada aqueles pequenos recantos, aos segredos de Praga, aos locais que apenas locais e residentes conhecem. O turista poderá encontrar os detalhes arquitectónicos e históricos dos principais pontos de atracção turística da cidade nos guias comerciais. Aqui são priviligiados os pontos alternativos."
( in visitarpraga.com.pt))
http://www.visitar-praga.com.pt
A nível Cultural...
Praga é famosa por ser um dos grandes centros culturais europeus, ligado a nomes como os compositores Antonín Dvořák e Bedřich Smetana e os escritores Franz Kafka, Rainer Maria Rilke e Jaroslav Hašek.
É o centro editorial do país e possui diversas instituições de ensino superior. A mais famosa é a Universidade de Carlos, fundada no século XIV, sendo também a mais antiga da Europa Central. Merece também destaque a Universidade Técnica de Praga, fundada no século XVIII. Além dessas duas importantes universidades, o sistema de ensino superior da cidade é apoiado pela Academia de Ciências que contribui para o desenvolvimento de diversas áreas de pesquisa. Praga também possui escolas de economia, artes,música, cinema e dança. Na capital existe um grande número de bibliotecas e teatros. Entre seus museus se destaca o Museu Nacional, de 1818, e os museus técnico, judaico, etnográfico e de literatura. Uma preciosa coleção do rei Rodolfo II é conservada na Galeria de Arte do Castelo de Praga.
A capital checa possui um dos mais belos e conservados patrimônios arquitectônicos da Europa. Isso se deve principalmente ao facto de ela ter sofrido relativamente poucos danos durante as duas guerras mundiais. Monumentos, igrejas, ruas estreitas e prédios históricos contrastam com as modernas edificações da cidade. Uma das construções mais importantes é o castelo na colina Hradcany, fundado no século XVII, que actualmente serve como a residência presidencial e onde antigamente era habitado pelos reis da Boémia.
Os monumentos...Entre os prédios mais importantes destacam-se o Castelo de Praga fortificado na colina Hradcany,
construído entre os séculos XIV e século XVII, onde na actualidade mora o presidente da república e antiga residência dos reis da Boémia. Ao lado do castelo, ergue-se a grande catedral gótica de S. Vito (século XIV).
Existe ainda a “Casa dançante” ou “Ginger e Fred“. Este trabalho “desconstrutivista” é fruto da imaginação de dois arquitetos, Frank Gehry, um canadiano-americano, e Vlado Milunic, checo.
A história começa quando são convidados a construir um marco para a cidade de Praga, e lhes dão um orçamento praticamente ilimitado para fazê-lo!
Construída pós-comunismo, este edifício simboliza a renovação e a mudança de sociedade checa. A princípio a ideia não agradou a todos, mas pouco a pouco “a casa bêbada”, como alguns a chamam, começou a fazer parte da paisagem da cidade de Praga. Em 1996, após a conclusão da sua construção, ela recebeu o prémio de “Melhor Projeto Design” pela revista americana Time.
O conjunto representa uma mulher, Ginger, e um homem, Fred. Na verdade, casal de lendários bailarinos Fred Astaire e Ginger Rogers. Fred é o edifício da direita, que recebe Ginger, à esquerda, inclinando-se, curvada como se a casa estivesse dançando…A ideia é dar destaque à flexibilidade em meio a uma arquitetura às vezes áspera e austera, mas é principalmente dar um toque de descontração e alegria para um país que há muito tempo se viu privado de suas liberdades. No interior, se encontram nove pisos de escritórios, enquanto na cobertura, você vai encontrar um restaurante bem chique chamado “Celeste“, ele oferece uma cozinha francesa de boa qualidade e vistas diretas para o fabuloso Castelo de Praga.
tem enumeras igrejas ... destaca-se a do Menino Jesus de Praga...
e temos ainda o ASTRONÓMICO RELÓGIO ORLOJ ...
Orloj é um relógio astronómico medieval, localizado em Praga, capital da República Checa. Este relógio foi montado na parede sul da Prefeitura Municipal da Cidade Velha na Praça da Cidade Velha, que são atracções turísticas bastante populares.
O Orloj é composto de 3 componentes principais: o mostrador astronómico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes; a Caminhada dos Apóstolos, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses (ou zodíacos, como aparecem em alguns textos).
A MÚSICA....
A música clássica é muito popular em Praga, e não só entre as multidões de aficionados internacionais que acorrem ao renomado Festival de Música de Primavera de Praga em Maio de todos os anos – os próprios checos têm sempre sido grandes fãs.
Praga já foi palco de vários compositores na sua longa história. Mozart veio aqui muitas vezes, assim como Haydn e Tchaikovsky, tendo o último nomeado uma das suas peças com o nome da cidade. Não são apenas os visitantes da cidade que colocaram Praga no mapa clássico, porém, pois vários compositores nasceram no país, com o mais famoso deles sendo Dvorak. Também nascidos aqui foram Smetana, Janacek e Martinu, os quais são apreciados em todo o mundo até hoje. Dvorak e Smetana ainda têm museus dedicados a eles dentro da cidade e eles são de visita obrigatória para qualquer fã da música clássica.
Tanto os habitantes locais como os visitantes podem escolher dentre um rico programa de concertos realizados pelas três principais orquestras residentes de Praga: a Orquesta Sinfónica de Praga (www.fok.cz); a Orquesta Filarmónica Checa (www.czechphilharmonic.cz); e a Orquestra Sinfónica Checa Nacional (www.cnso.cz).
( in Prague tourist Guide Music )
Para saberem mais visitem o link em baixo:
os compositores clássicos.... brilhantes...
Bedrich Smetana
O Moldau
Por falar e música...
Atenção, vegetarianos: a culinária tradicional boémia é rica em excessos e gordura e a carne é o ingrediente principal. É claro que, numa cidade tão habituada a receber visitantes de todos os cantos do mundo, encontrará alternativas a este tipo de pratos, já que há muitos restaurantes internacionais, entre outros, na cidade.
Se estiver nos seus planos ficar a conhecer alguns dos pratos checos tradicionais durante a sua estadia em Praga, não poderá fugir aos pratos à base de carne. Um dos mais populares é o svisková, que consiste em macios escalopes de rim, com molho acre de natas, acompanhados com murtinhos. Esta especialidade costuma ser servida aos domingos.
Durante a semana, os habitantes de Praga costumam comer carne de porco, fiambre, salsichas e almôndegas. Estas últimas podem ser preparadas das mais variadas formas: com miolo de pão, farinha e ovos, com batata... Também podem ser elaboradas como sobremesas, recheadas com alperce ou ameixa e açúcar, a nadar em manteiga derretida e polvilhadas com canela.
Os pratos de aves, como os patos e gansos, costumam ser envoltos em gordura, tostada e estaladiça. Já nos peixes, é muito usada a carpa (um peixe de água doce). Esta pode ser panada ou enrolada em bacon e frita.
Os rolinhos de fiambre recheados com salada de carne ou ovos à russa com maionese são algumas das entradas mais populares. Já no campo das sobremesas, destacam-se os crepes, com compota ou chocolate. Também vale a pena experimentar o Livance, um crepe feito com banha.
Mais do que os pratos de carne, a gastronomia da República Checa é conhecida pelas cervejas de alta qualidade produzidas neste país. Não é por acaso que os checos são os maiores consumidores de cerveja do mundo! As marcas mais populares são a Pilsner Urquell e a Budweiser (Budvar), que não deve ser confundida com a Budweiser norte-americana, de inferior qualidade.
A becherovka, um licor à base de ervas, o slivovice (licor de ameixa) e o absinto, um licor com uma taxa de álcool que ronda os 70%.
Boa viagem!!
até para a semana!
xo xo xo
TR
Fontes: Web
Sem comentários:
Enviar um comentário