Como estão?!
Mais uma semana de Fashion Chords nos aguarda cheia de novidades!!
Pois é , já amanhã prometemos uma surpresa.... sim, uma surpresa!! Amanha verão !
Esta semana será inteiramente dedicada àquele a que gostam de chamar "O camaleão do Rock" !
Claro , o extraordinário DAVID BOWIE! No entanto, BOWIE é muito mais que isso , e esta semana iremos dar a conhecer um pouco do MUITO que há para dizer acerca deste ícone da musica de sempre!
Hoje vamos recorrer a duas figuras( de estilo) da linguagem usadas para contar uma " Estória" , tal como na Narrativa literária - vamos recorrer à Analepse e à Prolepse , que significam recuar ou avançar no tempo , respetivamente.
Vamos iniciar com uma prolepse , pois vamos começar pelo fim!! Iremos iniciar esta viagem com a mais recente campanha da Louis VUITTON ... e porquê, perguntam vocês.... é fácil! David Bowie é a mais nova cara da nova coleção irresistível !!
Venham connosco ao baile!!
Making Of
Maravilhosa é também a forma majestosa como a casa Vuitton coloca em display toda a excelência desta coleção ....
Para saber mais terão mesmo que visitar a pagina oficial aqui: http://www.louisvuitton.eu
....bem depois desta viagem pela bela Veneza e pelo maravilhoso universo criado pela casa Vuitton, no qual Bowie é a estrela mais brilhante, vamos agora sim, recorrer à analepse para viajarmos uma vez mais, desta feita até ao passado, para ficarmos a conhecer um pouco mais acerca da estrela, mas também do homem.
Senhoras e senhores bem vindos ao "Universo Bowie" !
Os primeiros anos:
David Bowie nasceu David Robert Jones emLondres em 8 de janeiro de 1947. A família vivia no número 40 da Stansfield Road, próximo da fronteira das zonas londrinas do sul de Brixton e Stockwell. Diziam que "Londres na década de quarenta era o pior lugar possível, e o pior lugar possível para uma criança nascer." Bowie freqüentou a Stockwell Infants School até seus seis anos de idade, adquirindo reputação de garoto com talento para cantar e, principalmente, gritar.
Muda-se em 1953 para Burnt Ash Junior School. Sua voz foi considerada "adequada" no coral da escola, onde este demonstrava uma capacidade musical acima da média.Aos nove anos de idade, foi introduzido ao método educativo de escutar sons e dançar, e sua dança agradou os professores, que a achavam "vividamente artística" e sua postura "surpreendente" para uma criança. Neste mesmo ano, seu interesse pela música cresceu através de discos de vinil de uma coleção americana.
Bowie estudou arte, música e desenho, incluindo layout e typsetting. Depois de Terry Burns, seu meio-irmão por parte de mãe, lhe dar a conhecer o jazz moderno, o seu entusiasmo por Charles Mingus e John Coltrane levou sua mãe a lhe dar um saxofone alto em 1961.Em 1962, metido numa arruaça por conta de uma garota, obteve um ferimento grave na escola, quando o amigo George Underwood lhe deu um forte soco no olho esquerdo usando um grande anel no dedo. Os médicos temiam que ele viesse a perder parcialmente a visão; foi forçado a ficar fora da escola para uma série de operações durante uma internação de quatro meses. O dano não pôde ser totalmente reparado—deixando-o com a percepção deficiente e com a pupila permanentemente dilatada (tempos depois isso tornaria-se a marca pessoal do artista, que embora tenha os dois olhos azuis, aparenta ter um olho de cada cor, fenômeno conhecido como heterocromia. Alguns acreditavam que seu olho fosse de vidro. Porém, o problema em seu olho é chamado de Anisocoria que, neste caso, deixou permanentemente a pupila esquerda dilatada).
Os primeiros trabalhos musicais:
Bowie formou sua primeira banda aos 15 anos de idade. Os Kon-rads tocavam guitarra baseada no rock and roll em reuniões de jovens e em casamentos, e tinham uma formação que variava entre quatro e oito membros.Ao deixar a escola técnica no ano seguinte, Bowie informou a seus pais o seu sonho de tornar-se uma estrela do rock.
Os primeiros trabalhos musicais co cantos com as variadas bandas que formou , não obtiveram nenhum sucesso comercial.
Insatisfeito com seu nome artístico, na época Davy (e Davie) Jones, o jovem músico renomeou seu nome artístico baseado no sobrenome de um americano do século XIX chamado Jim Bowie e também à faca que ele popularizou, assim como também pode ser uma referência ao personagem David Bowman de 2001: A Space Odyssey.
David Bowie seu álbum de estreia lançado seis semanas depois de ter mudado o nome artístico, era uma amálgama de pop, folk, psicadelica e music hall mas teve o mesmo destino de suas tentativas anteriores. O disco foi seu último lançamento por dois anos.
Neste espaço de tempo estudou artes dramáticas , teatro avant-garde , mímica e commedia dell'arte. Bowie ficou imerso na criação de personagens para apresentar ao mundo.
Embora o álbum David Bowie e diversas canções tenham sido editadas desde cedo na carreira de Bowie; este só chamou a atenção do público em 1969, quando a canção "Space Oddity" alcançou o quinto lugar no UK Singles Chart.
Após um período de três anos de experimentação, que incluem a realização de dois significativos e influentes álbuns, The Man Who Sold the World (1970)
e Hunky Dory (1971),
ele retorna em 1972 durante a era glam rock com um alter ego extravagante e andrógino chamado Ziggy Stardust, sustentado pelo sucesso do aclamado álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars.
Seu impacto na época foi um dos maiores cultos já criados na cultura popular. A vida curta da persona revelaria apenas uma das muitas facetas de uma carreira marcada pela reinvenção contínua, pela inovação musical e pela apresentação visual.
No palco do Fashion Chords hoje recordamos a canção"The man who sold the world"... fiquem com mais algumas imagens...Videoclip
Até breve
T&P
Fontes: Wikipédia/ webpage oficial
Sem comentários:
Enviar um comentário